Música e as necessidades humanas

Música e as necessidades humanas

A arte da música está relacionada com a transcendência e não apenas com a sobrevivência, esta envolve um propósito, objetivo maior que nos liberta de uma vida primitiva. A música pode ser considerada como a maravilha da civilização, um indicador de qualidade de vida pois a música cessa em meio ao caos. A música serve para organizar os pensamentos, refletir e despertar a criatividade.

Desde o princípio o ser humano tem se preocupado com duas coisas: sobreviver e se sustentar. A sobrevivência está atrelada ao consumo de recursos e sua negligência implica a morte e o sofrimento.

Viver é diferente de sobreviver! Por exemplo, todos precisamos de um teto sobre nossas cabeças, porém a diferença é enorme entre o teto de uma casa na favela do Rio de Janeiro e o teto de um apartamento avaliado em 3 milhões de reais localizado no Leblon. É possível sobreviver nos dois lugares, porém a qualidade de vida é maior no Leblon e as pessoas que não tiveram escolha é que “sobrevivem” na favela.

Porém nem sempre a ideia de transcendência está atrelada ao consumismo ou gastar muito dinheiro, ela pode ser encontrada na simplicidade e de diversas formas! Portanto não existe fórmula mágica! A resposta é continuar buscando.

A arte de alguma forma consegue envolver os sentimentos e pensamentos humanos mais profundos, os quais oscilam entre a razão, emoção, fantasia e realidade. Ela também direciona os humanos os torna menos mecânicos, irracionais e lhes dá um propósito, senso de direção.

Generais como Erwin Rommel ganharam batalhas usando a arte e o ilusionismo, os soldados da segunda guerra mundial conseguiam se desconectar por um momento ao lerem histórias em quadrinhos, observarem fotografias de seus familiares ou até mesmo ao escutarem a cantora de sucesso da época.

Como os reis se sentiam ao observar a arquitetura de seus monumentos, cada peça de decoração? Como Picasso se sentiu ao observar o resultado de seu quadro que demandara 6 anos de trabalho? Como os soldados romanos se sentiam ao usarem uniformes especialmente projetados para eles?

Pense muito bem antes de desvalorizar o trabalho de um artista! Realmente os seres humanos não precisam de música para sobreviver mais sim para viver!

pereiraeli2

pianist and professor

Leave a Reply

Close Menu
×

Cart

×

Hello!

Click to chat on WhatsApp or send us an email to c[email protected]

× How can I help you?